Especial: Fashiolista

junho 07, 2013

Sim, finalmente saiu mais um especial sobre redes sociais (o primeiro foi sobre o WeHeartIt, pra quem não viu, basta clicar aqui). Dessa vez escolhi o queridinho das blogueiras: Fashiolista. Pra quem não sabe, o Fashiolista é uma rede social onde, basicamente, você cria uma wishlist (vinculada a lojas online, sendo assim, roupas reais) de roupas. Conheci ele ano passado por indicação de uma amiga (valeu Yvi <3!) e viciei. O post vai seguir o mesmo andamento do último "especial", sendo assim, dividido em três etapas: criando e personalizando sua conta no Fashiolista; tour pelo Fashiolista, conhecendo seus recursos; e por fim, como postar roupas e ganhar loves nelas.


Criar uma conta no Fashiolista é bastante simples, logo que, o site tem sua versão em português. Logo na tela inicial do site você vai clicar em cadastre-se e irá ser redirecionada para uma página onde irá poder escolher se conectar com o facebook ou criar uma conta. Lembre-se de escolher a versão em português do site (topo, direita, ao lado da caixa de busca, bandeira do Brasil). Se escolher o facebook, irá abrir uma página pedindo autorização, e só aceitar. Caso escolha criar uma conta você deverá dar apenas três informações (nome de usuário, e-mail e senha), preencher o campo com o código do captcha e clicar em crie seu perfil.  Após ter cadastrado seus dados, o Fashiolista vai redirecionar você para um tela onde você irá selecionar estilos que segue/curte para eles lhe darem pessoas pra seguir (pode marcar mais de um estilo!). Após, irá abrir uma página com as pessoas que você está automaticamente seguindo (ponto negativo). E pronto, está criada sua conta no Fashiolista.


Vamos personalizar a sua conta. Paramos na página onde o Fashiolista seguiu automaticamente pessoas que têm o mesmo (ou, parecido) estilo que você. Nessa página você irá clicar na logo do Fashiolista (topo, esquerda) e será redirecionado para a tela inicial do blog. Você irá clicar em (topo, centro) no nome de usuário que você escolheu para a sua conta, e, logo após, clicará em configurações. Na página de configurações há um menu que se divide em cinco títulos: perfil, o meu estilo, e-mail e newsletters, notificações e alterar senha. Em perfil, você altera a sua foto de perfil, atualiza sua foto de capa (siiiiim, temos direito a foto de capa, ponto positivo), altera seu nome de usuário, atualiza seu nome/sobrenome, altera preferências, atualiza seu nome de usuário no twitter, a data de nascimento, o website, o facebook, o país, a cidade e a localização (locais do mundo onde você deseja ver as tendências). Em o meu estilo, você salva um texto sobre você, coloca preferências de marcas, lojas, designers, ícones, revista e estilo. As outras páginas do menu são sobre preferências, como, preferências de e-mail, notificações e a opção de alterar a sua senha. Yeap! Agora sim você tem um perfil lindo e pronto para dar loves.


Vamos, então, agora, conhecer o Fashiolista. O Fashiolista, tem como função principal, guardar todos os seus achados fashion da internet, criando assim, uma wishlist. No seu perfil, você adiciona coisas que você gosta ou que inspiram o seu estilo. Você também pode seguir outros fashiolistas, acompanhando de perto as últimas tendências. Vamos navegar pelo menu do Fashiolista. Primeiramente, temos a opção de clicar no seu perfil, e se assim for, você terá esse titulo subdivido em: meus loves (todas as roupas e afins que você deu love), meus achados (todas as roupas e afins que você captou com o botão love de algum site - explico isso na próxima etapa), minhas listas e looks (todas as lista que você pode criar, como óculos, camisas do ramones e afins, e looks que você pode postar através do site - explico isso mais adiante), ache e convide amigos, mensagens (alguns fashiolistas gostam de comentar sobre o seu perfil e deixam mensagens), configurações (já falamos sobre isso na etapa acima) e a opção de fazer logoff (encerrar sessão). Em itens, você encontra roupas e afins através de: pessoas que você segue (abre uma plataforma com os loves das pessoas que você segue), itens populares (itens que estão ganhando o coração das fashiolistas), todos os loves (loves que todas as pessoas que têm conta estão dando), achados recentes (últimos achados dos fashiolistas)  e adicionar itens (explico isso na próxima etapa). No menu looks aparecerá a opção de visualizar looks que as pessoas que você segue postou e os looks recentes das fashiolistas. Em membros, você pode encontrar, membros em destaque, os que deram mais itens populares, as blogueiras, lojas e marcas, e por fim, amigos do facebook. Em concursos e eventos você poderá visualizar os eventos envolvendo o Fashiolista, e, participar de concursos/promoções, que sorteiam normalmente, nada mais, nada menos que alguns itens do Fashiolista. Em sobre, você conhece um pouco mais sobre o Fashiolista. E ao lado do menu sobre, têm um balão de notificações, onde aparecem o que as pessoas estão dando love da sua conta, seus novos seguidores, e a notificação de que você tem mensagens. E por fim, na caixa de busca, você pode pesquisar itens/membros/lojas/marcas através de uma palavra chave (explico isso mais adiante).


Não expliquei sobre três recurso ainda: lista, looks e busca através de palavras chaves, então vamos lá. Vamos dizer, por exemplo, que você é apaixonada por t-shirt do Ramones e deseja criar uma lista só para isso em seu Fashiolista, ou que fotografou um look do dia incrível semana passada e deseja vincular seu look a lugares onde possa se adquirir as peças do seu look.. Para fazer, é simples, basta colocar o mouse sobre seu nome de usuário e ir em lista e looks, e assim, clicar em adicione uma lista ou look e, sucessivamente, dar um nome para tal. Dado o nome, você adiciona itens para a sua lista (seja ela uma lista mesmo, ou peças do seu look) pela maneira que desejar (pode ser através do seu perfil, da sua plataforma de pessoas que segue e afins) apenas colocando o mouse sobre a roupa e clicando em add to list e desejando a lista que deseja que o item apareça. Quando for look, a única diferença é que você vai adicionar fotos antes de adicionar itens em adicionar foto do seu look (só poderá ser uma foto). E pronto, você agora pode criar uma lista/look. Para encontrar itens através de palavras-chave basta ir na caixa de busca, ao lado do menu do Fashiolista e digitar a palavra-chave (ex. calça, ou t-shirt). Agora, se deseja pesquisar um item que tenha mais de uma palavra-chave basta digitar as palavras separadas por uma vírgula (ex. shorts, azul).


Não somente roupas, pode ser acessórios, bolsas, sapatos e afins. Essa, de todas, é a etapa mais fácil. Para postar algum item no Fashiolista, o mesmo tem que estar em alguma loja online. A partir dai você precisa adicionar a seu navegador a extensão chamada botão-Love e para baixá-la basta clicar aqui. Quando você encontrar algum item de uma loja virtual que deseja adicionar ao Fashiolista basta clicar em no botão da extensão (no Google Chrome, por exemplo, ele fica no topo, ao lado da URL, lado direito).


Ok, tudo certo. Porém, apareceu a tela acima e o que fazer? Abaixo do item tem um formulário para preencher com tags (etiquetas) relacionadas às fotos. No meu caso, por exemplo, colocaria alguma etiquetas como, saia (skirt), rosa (pink), topshop, mini. Quanto mais etiquetas, mais loves. E uma boa dica é colocar em mais de uma língua as etiquetas para as gringas também terem acesso ao seu "achado" (achado é o nome que eles dão aos itens que nunca foram vinculados ao site, por exemplo, essa saia já tem no Fashiolista, então no caso não é um achado).


Como um combo irei colocar aqui as minhas oito peças favoritas (difícil escolha) para vocês!


Gostaram do tema? Aceito sugestões para o próximo desde já. E qualquer dúvida estou aqui.
....

0 comentários:

Postar um comentário