Não sou uma dessas

março 23, 2015


Lena Dunham é criadora da série Girls, estrelada pelo canal de TV americano HBO. Além de criadora, é também roteirista, atriz, diretora e produtora executiva. Em outubro de 2014 lançou um livro onde conta sobre tudo o que aprendeu. A temática do livro biográfico é dividida em V seções: amor e sexo, corpo, amizade, trabalho e panoramas.



Comprei o livro pelo título e pela autora, pasmem que até me espantei quando vi que ele é biográfico. O desenvolvimento do livro aborda histórias vividas e contadas pela própria autora. Sempre franca e sincera – e sem poupar detalhes – Lena descreve seus defeitos, suas inseguranças, seus ideais, seus objetivos, a sua história como um todo. Teve horas em que me peguei rindo enquanto lia já outras em que achei extremamente pesado. Em cada seção, Lena faz uma listinha de itens como, por exemplo, “13 coisas que aprendi com meu pai”, o que dá uma interação extrema com o leitor. Denominada como corpo, a seção foi a que se tornou a minha queridinha do livro. Entre o amor e o ódio, confesso que Lena me desapontou apresentando em seu livro um feminismo limitado. Escreveu, em grande parte, como é importante a mulher ter sua liberdade sexual - um tema bastante abordado, pertencente ao feminismo, porém não é o único, poupando o retrato sobre os seus – nossos – direitos perante a sociedade machista. Apenas em uma seção do livro ela retratou sobre, mais ou menos, a base real do feminismo, não aquela imposta pela mídia. Não é um livro que indicaria para as pessoas com toda a convicção do mundo, mas, a minha relação de amor e ódio me deixa em dúvida se colocaria ele na categoria de “leria novamente”, quem sabe, daqui alguns anos.



A capa do livro é um tudo de maravilhoso. A distribuição dos textos na página não me deixou a desejar. Joana Avillez teve o cuidado impecável de cuidar das ilustras do livro – que estão lindas!

Pras gurias que se interessam pelo real feminismo, indico o texto que a Gabi fez pro Depois dos Quinze, Vamos falar sobre feminismo?, e a campanha Chega de Fiu Fiu.

12 comentários:

  1. Adorei a capa do livro e gostei da descrição também! Você escreve muito bem, parabéns! Primeira vez que visito o blog, mas já sei que vou voltar sempre!
    www.baudamalu.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei esse livro, gosto de livros com ilustração, me desperta mais rsrsrs.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já quis muito ler esse livro hahah mas depois da sua resenha fiquei um pouco na dúvida, não sei! hahaha vou tentar dar uma chance pra ele assim que possível.

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br
    facebook.com/rodovia19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse livro é mt sobre dar uma chance, juro!

      Excluir
  4. Que capa mais linda, queria muito ler esse livro. Adorei a sua resenha ♥
    Beijos <3
    www.universodasmulheres.com
    Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Já escutei muuuuito falar sobre esse livros, tenho até interesse sobre ele mas, não agora entende? kkkkk

    Beijos!

    Isabella | http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  6. Aiii, eu quero muito esse ♥
    p.s: #TopSecret postado!!
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir