O que importa em um blog

julho 25, 2013

Nesse clima de mudança e codificação nova o post de hoje é sobre um assunto bem diferente do que tratamos normalmente aqui. Já pararam para pensar o que realmente aquele blog tem que faz com que você volte várias vezes ao dia visitá-lo? São três fatores que desencadeiam esse amor: o conteúdo, o layout e a escrita. E estou aqui para falar de um jeitinho diferente sobre eles e dando algumas dicas simples, mas que vocês jamais tenham pensado.

Primeiro assunto: conteúdo. O seu blog favorito fala de diversos assuntos, moda, música, textos, faculdade, etc. e você gosta dele assim, mesmo que uma das primeiras dicas que dão pra você ao criar um blog é ter foco no assunto. E sabe porque isso acontece? Porque a blogueira (ou o blogueiro) pode falar de diversos assuntos, mas sem fugir da essência do mesmo. Ele fala sobre tudo o que gosta, somente o que gosta. E é daí que vem o sucesso grandioso de alguns blogs: seus conteúdos representam em forma escrita aquilo que seu autor é. Por isso não vale nada copiar posts prontos de outros blogs, seja eles famosos ou não. Além de ser muito feio e todo mundo saber que não vai ser você quem escreveu aquilo, o post faz com que o seu blog se perca na essência. Faltou inspiração? Vale buscar em outros blogs, sites, livros e revistas algumas referências. Mas jamais saia da sua essência, sempre conserve-a. A atualização do blog é algo que sempre se conta pontos, quanto mais atualizado, melhor. Alguns acessórios fazem com que você crie um bom conteúdo para o seu blog. Entre eles uma câmera profissional com uma boa resolução, um tripé para gravar vídeos e etc., um computador bacana para edição de post e imagens e cenários legais para serem fotografados.

Um dos fatores mais importantes, se não o mais importante, é sem sombra de dúvida o visu do seu blog. Pensem comigo, a gente busca pela aparência sim diversas vezes. É a primeira coisa que você vê em um blog e deve ser bem pensado. Sem cópia, sem plágio. Se você sabe programar, esteja sempre com o tio google para responder dúvidas que podem aparecer ao longo do desenvolvimento. Um Photoshop é extremamente necessário para a criação. Por exemplo, como eu no caso, desenho todo o site no Photoshop antes de codificá-lo e colocá-lo online. Para buscar inspiração vale visitar outros blogs e colher informações e estilos. Mas sem cópia ou plágio. E como disse, para não se perder até, é sempre necessário ter o site desenhado antes de começar a programá-lo (dica de professor viu gente). Agora, se você não sabe programar você têm duas opções: ou você procura um curso (ou até mesmo alguns sites) para aprender a criar um layout funcional pro seu blog, ou você contrata alguém para fazer o serviço (se alguém quiser indicação, só pedir nos comentários). Uma parte bacana para se personalizar um blog é o topo dele. Criar uma logomarca só sua são outros quinhentos <3. A tendência agora é topos ilustrados e ficam a sua cara (se alguém quiser novamente indicação, só pedir nos comentários). O layout deve ser suave e agradável aos olhos. Nada de neon, cores escuras e fontes muito chamativas. Tudo em seu lugar, caixas bem alinhadas. O simples é o novo clássico.
Outro fator que super conta é a escrita. A parte onde fica o conteúdo do blog deve optar por tons neutros e deve estar bem disposto e alinhado. E claro, o português tem de ser quase perfeito. Sem exagero. Aposto que qualquer pessoa quando acessa um blog desiste em um primeiro instante quando vê um erro de português. Uma dica que sempre dou é reler o texto (uma, duas, três vezes, quantas achar necessário) e passá-lo em um corretor de texto online. Deve se cuidar extremamente desse pedacinho do site. Para aqueles que ainda tem alguma dúvida em relação a escrita devem consultar o tio Google sempre. Eu, por exemplo, quando escrevo tenho sempre em mãos um dicionário. Saiba sobre o que está escrevendo, não invente coisas.
É claro que tem outros fatores que são muito importantes para um blog, mas hoje retratei apenas esses. Mais pra frente vai rolar um post aqui no blog sobre html, fiquem de olho.
*Todas as fotos foram retiradas do Google.

1 comentários: